João Paulo Fonseca

João Paulo Fonseca

quarta-feira, 30 de abril de 2014

30 dias de viagem

Estou em S. Jean Pied de Port. Cheguei ontem e vou repousar um dia. A ideia e acompanhar a pe, um grupo de portugueses ja conhecidos do Caminho de Santiago e de outros caminhos. Encontramo-nos quando eu vinha de Roma. Foi um momento magico. Sabendo que que vinham a SJPP hoje, nao fico indiferente a este designio do destino. Chegam ao fim do dia em autocarro. Vai ser celebrada uma missa e no dia seguinte partimos todos para Roncevalles. Vou acompanha-los nas 3 primeiras etapas do Caminho Frances ate Pamplona. Depois despedimo-nos e eu sigo o Caminho de bicicleta. Vai saber bem tagarelar em Portugues durante tres dias. A ultima vez que escrevi no blog, foi em Paris, na casa de Ze Rey e da Maria. O Rey e ele mas durante dois dias senti-me menbro da coroa. Fui tratado com muito carinho. Descansei, comi melhor e ate engordei um kilo. Excelente. Despedi-me com dificuldade desta familia pois apetecia-me ficar mais tempo.Mas a segunda parte da viagem estava a espera. Tenho encontrados outros compatriotas a residir em terras Gaulesas. Em Etampes foi engracado. Estava a fazer horas num jardim publico. Era Domingo. Passei por uma familia composta por varias senhoras e muitas criancas. Quando viram a bandeira portuguesa na bicicleta...., desataram aos saltos e gritavam: Viva Portugal, viva Portugal. Era uma familia de S. Tome e Principe. A historia colonial Portuguesa foi ali descrita expontaneamente. Entretanto ja passei em Orléans, Tours, Poitier, Bordeus, Ostabat e S. Jean Pied de Port. Neste momento completei 2500 Km. Apos Bordeus tive duas etapas muito duras. O terreno era plano mas o caminho decorria entre pinhais. Portanto muita areia e para dificultar, o vento de Sudeste. Neste trajeto tenho encontrado pessoas muito interessantes. Estive em casa de um ciclista em Poitier, chamado Gilbert, que conhece quase o mundo inteiro viajando de bicicleta. Em S. Jean de Angelis conheci o Jérôme e a Frederic Rose. Ha dois anos percorreram a America Latina em bicicleta. E agora a Frederic escreveu um livro que esta em fase de revisao grafica. Ficou prometido enviar-me um exemplar autografado. Folheei o livro e ficou esta frase na memoria: Tiengo el Chile no corazon e a la Argentina em las piernas. Contactar com outros viajantes em bicicleta e entar no mundo dos sonhos Bom.... agora deixo o resto das historias para outro dia. Um abraco a todos que me tem feito companhia no blog e no Facebook.

1 comentário:

  1. Fico contente por ver que os objectivos estão a ser cumpridos.
    Para a próxima tens de contemplar no orçamento mais um acompanhante para assessor de imprensa.

    ResponderEliminar